top of page
Buscar

Artesanato - Ponta Delgada

Em Ponta Delgada, as atividades artesanais são de uma riqueza única, uma representação da arte popular e da sua criatividade, com ligação às atividades económicas.

Os bordados, as rendas, tecelagem, trabalhos feitos à base de escamas de peixe, trabalhos feitos em fibras vegetais, cerâmica, Presépios de Lapinha, Registos do Senhor Santo Cristo, a par das várias empresas de Artesanato são a prova de que existem riquezas que não se perdem no tempo.


Escamas de Peixe

O isolamento das populações açorianas e a pesca como uma das principais atividades económicas influenciaram a capacidade criativa da população. Com uma enorme diversidade de peixes, o aproveitamento das escamas originou os mais variados trabalhos decorativos. As escamas adquirem cor quando colocadas em águas coradas e, posteriormente, são recortadas em pétalas ou folhas que formam os diferentes tipos de conjuntos florais.


Presépios de Lapinha

Presépios em miniatura feitos em cerâmica pintada, musgo, plantas, flores, pequenas pedras e conchas marinhas.


Bordados

Os bordados em linho, os tapetes, colchas e mantas feitos de retalhos de tecidos, e as mantas de são exemplos de produtos típicos do artesanato local.

O bordado típico de São Miguel distingue-se por dois tons de azul sobre linho, em ponto de matiz.

Outros exemplos incluem as bandeiras do Divino Espírito Santo e as capas e almofadas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

A qualidade e beleza destes produtos permitiu a sua popularidade nos mercados nacionais e internacionais sendo hoje em dia imagens que distinguem os Açores.


Registos do Senhor Santo Cristo

Uma homenagem religiosa ao "Senhor das Ilhas" é o registo do Senhor Santo Cristo dos Milagres em quadros emoldurados. Originalmente um trabalho conventual de religiosas, hoje é uma arte muito apreciada. O registo tem como materiais papéis coloridos, veludo, fios de prata e de ouro, entre outros que embelezam a estampa do Senhor Santo Cristo.


Fibras Vegetais

Durante o povoamento dos Açores, as fibras vegetais eram um dos primeiros recursos naturais usados para produzir variados objetos. A capacharia, a cestaria, a chapelaria, a confeção de bonecas em folhas de milho, o empalhamento e as peças feitas em miolo de figueira são exemplos das várias artes que assumiram um papel preponderante no quotidiano da população da época.


Cerâmica

Em tempos antigos em que a matéria-prima era escassa, a necessidade e a criatividade dos artesãos resultou na criação de objetos utilitários de grande importância para o quotidiano.

A produção de azulejos, criação de figuras em cerâmica, produção de faiança e a olaria são exemplos de artes e objetos criados inicialmente por necessidade que atualmente são conhecidos e apreciados como peças decorativas.


Tecelagem

A produção de tecidos, através da tecelagem, é uma das formas mais antigas do artesanato.

A lã, o linho ou o algodão são os materiais usados nesta arte.






3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page