top of page

.

PORTUGAL

Portugal ocupa a faixa atlântica do extremo sudoeste da Península Ibérica, o que faz dele o país mais ocidental da Europa. Esta situação geográfica e a extensão do seu litoral explicam o seu "aparente" isolamento... No entanto, este isolamento incentivou a descoberta de mares e terras longínquas nos séculos XV e XVI. E hoje, faz-nos reconhecer que este nosso Portugal, foi e será sempre um "pólo" de grande atração humana! Porquê?!

 

​Tão somente pelas SUAS SINGULARIDADES!...

​Quem visita Portugal leva na memória um Território de enorme beleza, um País que oferece experiências únicas!...

Paisagens paradisíacas que surgem como um belo retrato retirado do nosso imaginário... Maciços montanhosos, montes escarpados; penedias de xisto rebrilhando ao sol; vales verdejantes que se cruzam; planaltos e linhas de água serpenteantes; rios que se fazem pista de canoagem e quedas de água de cortar a respiração; florestas que nos brindam com trilhos surpreendentes para inesquecíveis caminhadas; E há praias fluviais, regatos de águas cristalinas; aldeias remotas e típicas; monumento, castelos e museus para conhecer; existe a partilha da cultura e das tradições de um Povo acolhedor, da gastronomia ao artesanato; arte, histórias... Todo este resplendor entre regiões ou lugares (ainda) pouco explorados e menos conhecidos, portanto, também mais preservados... Todo um Património que merece a nossa mais elevada Admiração, Estima e Respeito!

 

Partimos assim, na companhia de Todos os que connosco queiram ir, à descoberta dos Detalhes de Portugal ou... à descoberta do Nosso Maravilhoso PORTUGAL, nos seus DETALHES!

 

Açores

O arquipélago dos AÇORES é constituído por nove ilhas.
No grupo oriental encontramos as ilhas de São Miguel e Santa Maria. No grupo central temos as ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa. No grupo ocidental, Flores e Corvo.

São nove ilhas de encanto, nove sensações únicas, nove passeios inesquecíveis, nove desafios a superar, nove locais mágicos e inigualáveis! 

A natureza é generosa por estas terras e propícia uma diversidade única de sensações, vivências e experiências. 

Terá sido Gonçalo Velho, em 1427, quem avistou primeiramente a ilha de Santa Maria, tendo as ilhas das Flores e Corvo sido descobertas por volta de 1450. 

O relevo acidentado e a luxuriante vegetação promovem paisagens sem igual, de grande intensidade e deslumbre.

Hoje em dia os Açores apresentam-se como uma jóia em bruto para todos os amantes da natureza!

 

Alentejo

ALENTEJO

A vasta região do ALENTEJO abrange os distritos de Beja, Évora e Portalegre.
O Alentejo é hospitalidade. Da alvura das casas sobressai o colorido das portas e janelas pintadas com esmero, prova do zelo com que as populações das pequenas aldeias e vilas saúdam os seus visitantes. 

Rico em paisagens, apresenta realidades tão diferentes como as típicas planícies, separadas por zonas montanhosas e serranas, uma bela costa com praias idílicas, notáveis cidades e pitorescas aldeias. 

As suas imensas planícies levaram a que se apelidasse de "celeiro de Portugal", pelas condições propícias à cultura do trigo, cevada, aveia e girassol. A região alentejana assistiu à passagem de diversos povos e culturas desde tempos imemoriais, pelo que a herança megalítica e arqueológica é também assinalável. A paisagem calma não é mais que uma cortina que esconde um património inimaginável. 

São muitos os motivos de interesse da mais extensa região de Portugal, um destino em que escolher o que ver ou visitar é difícil! 

Algarve

ALGARVE

O ALGARVE é a região mais a sul de Portugal continental, na qual está inserido o distrito de Faro.

Dada a sua extensa costa, de grande beleza, com mares navegáveis, areia fina e dourada e excelentes condições de veraneio, durante todo o ano atrai inúmeros visitantes. 

Historicamente foi a última região a ser conquistada aos Mouros e a fazer parte do Reino de Portugal e as suas influências são ainda visíveis por toda a região. 

Esmiúce um Algarve mais recôndito, aquele que esconde alojamentos especiais e campos de golfe imensos; aquele que o conduz a locais de interesse ecológico assinalável; aquele que lhe mostra o casario típico, tal como as ruelas estreitas, as fortalezas, os típicos telhados que, por consequência, lhe dá a conhecer a própria história da região. 

Descubra um dos melhores destinos de férias na Europa e tenha sempre em mente que o Algarve não é só praia! 

Centro

CENTRO

A região CENTRO situa-se bem no coração do País, albergando os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.
Região rica em história e património, terra de gente hospitaleira, com tanto para contar e mostrar. 

Território vasto, da fronteira até ao mar, e com uma série de marcas importantes, sendo a mais óbvia a cadeia montanhosa que, começando na Serra da Estrela, se prolonga para sudoeste, através da Gardunha, do Açor e da Lousã.

A Serra da Estrela é a mais alta montanha de Portugal, onde a neve, embora irregular, marca a maior parte dos invernos e primaveras.

Na região Centro realidades bem distintas cruzam caminhos: junto à fronteira, sucedem-se os castelos defensores e na linha de costa desenvolveu-se uma vocação piscatória e comercial, que veio dar origem a alguns destinos de veraneio mais procurados.

Testemunhas de um passado, ora glorioso, ora feito de sobrevivência quotidiana em meio hostil, uma série de aldeias históricas fazem-nos recuar no tempo.

Sinta-se confortável no sempre hospitaleiro Centro de Portugal! 

LVT

LISBOA E VALE DO TEJO

A região de LISBOA E VALE DO TEJO compreende os distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal.
Com vários monumentos e paisagens consideradas Património da Humanidade pela UNESCO, esta região muito tem para oferecer a quem a visita e admira. 

Aqui se encontra a cidade capital de Portugal e a sua grande região metropolitana, cheia de locais de interesse turístico e patrimonial. A capital portuguesa consegue o prodígio de ser um pedaço do Mediterrâneo transplantado para o Atlântico.

A sua bonita costa, com praias afamadas e diversificadas, com uma grande oferta de restauração e hotelaria, merece particular destaque.

Nas margens do estuário do Sado, a Serra da Arrábida é verdadeiramente mediterrânica, com uma vegetação de zimbros e medronhos e praias de areia branca e água cristalina. Mas logo a norte de Lisboa, o cabo da Roca, "onde a terra acaba e o mar começa", põe em evidência a natureza atlântica desta região.

Num raio de pouco mais de 50 quilómetros à volta da capital portuguesa todos os ambientes e todas as paisagens são possíveis.

Madeira

MADEIRA

O arquipélago da MADEIRA, situado em pleno oceano Atlântico, é composto pela Ilha da Madeira, pela Ilha de Porto Santo, pelas três Ilhas Desertas e pela reserva natural das Ilhas Selvagens.
Envolto na brisa amena do Norte de África, o arquipélago surpreende pela originalidade e pela diversidade. 

Entre o cosmopolitismo do Funchal e a tipicidade das pequenas freguesias, entre o verde luxuriante da Ilha da Madeira e a aridez das Ilhas Desertas e Selvagens, entre enseadas de seixos negros e praias de fina areia branca, o homem uniu forças com a Natureza e criou um destino paradisíaco.

O território já terá sido outrora conhecido por Romanos e Fenícios, contudo foi em 1418 que a descoberta oficial teve lugar, primeiro com Porto Santo pelos navegadores João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira e no ano seguinte a Ilha da Madeira com João Gonçalves Zarco e Bartolomeu Perestrelo.

Já muito procurada pelos ingleses no séc. XVII pelo seu clima e pela excelência dos vinhos, a Madeira cedo se tornou num dos destinos preferidos da elite europeia. E não é de admirar, pois a temperatura do ar nunca baixa os quinze graus. Além disso, as suas características geográficas deram origem a uma riqueza natural única.

Plantada à beira-mar, a cidade do Funchal espraia-se pela encosta em forma de anfiteatro natural. 

Igualmente única é a Ilha de Porto Santo, com a sua extensa praia de águas límpidas e areias finas de propriedades terapêuticas.

Todas estas características fazem da Madeira um destino turístico de eleição durante todo o ano.

Norte

NORTE

Região de costumes e tradições, considerado o berço da nação, o NORTE alberga os distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.
As tradições mais nobres estão alojadas na beleza natural da região mais antiga de Portugal. 

Está recheado de história, de castelos e muralhas, conventos e mosteiros, vilas históricas, sítios arqueológicos, recursos e reservas naturais esplendorosos, locais culturais de excelência, festas e romarias, paisagens tão variadas quanto a diversidade das suas gentes.​​​

Esta região conhece territórios tão diferentes como a cidade​ do Porto, polo comercial e industrial extremamente dinâmico, rica e também histórica e as aldeias comunitárias de Trás-os-Montes ou Alto Minho, de difíceis acessos, quase despovoadoas e tão tradicionais ou as cosmopitas localidades da zona costeira, onde a indústria turística tem florescido. ​​​É um mundo diversificado e pouco transformado, ao qual apetece sempre voltar e isto quer estejamos a falar de cidades cheias de história, zonas naturais de grande beleza, castelos românticos ou vias férreas panorâmicas.​​​ 

Repleta de Parques Naturais, aqui se situa o único Parque Nacional do País - o Parque Nacional da Peneda Gerês.​​

Com uma farta variedade agrícola, pastagens férteis, boas tecnologias, saberes e conhecimentos sábios e antigos, a Região Norte tem sabido apostar na sua riqueza.

 

 

 

A   -   B   -   C   -   D   -   E   -   F   -   G   -   H   -   I   -   J   -   L   -   M   -   N   -   O   -   P   -   Q   -   R   -   S   -   T   -   U   -   V   -   X   -   Z   

Índice Alfabético dos Concelhos de Portugal

bottom of page